Chico Xavier - Uma vida celebrada nos ensinamento de Jesus


Há 114 anos, no dia 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, nascia o homem que seria uma referência do espiritismo brasileiro, Francisco Cândido Xavier. Mais conhecido como Chico Xavier. 

 

De origem humilde, filho de João Cândido Xavier, um operário, e Maria João de Deus, uma doméstica, era um dos nove filhos do casal. Após perder sua mãe, aos 5 anos de idade, ele foi morar com sua madrinha. Uma mulher desequilibrada que o tratava com crueldade. Anos depois, seu pai casou-se com Cidália Batista e reuniu os filhos junto a nova esposa, com quem teve mais cinco. Chico Xavier se referia a madrasta como segunda mãe, devido ao carinho e cuidado com que ela tratava a ele e a seus irmãos.

 

Desde muito pequeno Chico Xavier teve a manifestação de sua mediunidade e da aptidão psicográfica. Ele enxergava e conversava com os espíritos, inclusive com sua mãe, Maria João de Deus, que lhe consolava as aflições e incompreensões pueris, além de escrever poemas ditados pelos desencarnados. Mas foi aos 17 anos que conheceu o espiritismo, quando uma reunião espírita foi realizada em sua casa, por um casal de conhecidos, a fim de curar uma de suas irmãs que estava doente. Foi também nesse dia que teve acesso a O Livro dos Espíritos e a O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Sendo aconselhado por sua mãe a estudá-los.

 

Aos 21 anos, Chico Xavier tem sua primeira visão daquele que seria seu mentor e amigo por toda a vida, Emmanuel. Espírito com quem firmou parceria de trabalho, dedicação, abnegação e disciplina em prol a Doutrina Espírita e aos necessitados.

 

Em 1932, publicou “Parnaso de Além Túmulo”, com 256 poemas ditados por espíritos diversos. Essa foi sua primeira obra, dos mais de 450 livros que escreveu durante sua passagem terrestre. Toda a renda da venda dos livros era convertida em favor das pessoas carentes.

 

Chico Xavier retornou à pátria em 2002, aos 92 anos, na cidade de Uberaba, onde viveu longos anos de sua encarnação por orientação dos espíritos. 

 

Com sua simplicidade, humildade, doação e resiliência foi o grande propagador da Doutrina Espírita, sendo instrumento dos espíritos na divulgação e compreensão da mensagem do consolador, em prol aos corações aflitos. Suas atitudes de bondade foram fontes de amparo aos pobres de recursos materiais e conforto aos deserdados de paz espiritual. Foi importante orientador na direção dos ensinamentos evangélicos. Chico Xavier foi um verdadeiro missionário de Jesus Cristo. 

 

Biografia:

https://www.ebiografia.com/chico_xavier/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier

https://www.uemmg.org.br/chico-xavier

https://caminhodejesus.com.br/quando-chico-xavier-conheceu-emmanuel/

 

Data: 
terça-feira, 2 Abril, 2024 - 06:00