10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio


A campanha Setembro Amarelo, criada em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que debate a prevenção do suicídio, este ano tem como slogan a frase, “Criando esperança por meio de ação”.  O objetivo é conscientizar mais pessoas, principalmente amigos e familiares, na eficácia de ações de salvamento àqueles que demonstrem desejo em tirar a própria vida.

Em sua maioria a ocorrência de suicídios acontece entre jovens. No Brasil cerca de 12 mil pessoas desistem de viver e no mundo esse número aumenta para 1 milhão, por ano. São várias as motivações de uma pessoa ao desejo de não mais viver, mas o propósito, no geral, é o mesmo, acreditar que dessa forma cessará o sofrimento. 

Pessoas com pensamentos suicidas manifestam sinais de fragilidade emocional ocasionadas pela depressão, problemas amorosos e familiares, uso de substâncias químicas, transtorno bipolar, traumas emocionais. Conflitos internos não diagnosticados e/ou trabalhados ao longo da vida, que, por não serem expostos, se agravam, aumentando assim a descrença na solução do problema e em dias melhores.

 

“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.
Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?”

Paulo (II Coríntios 13:5)

 

O amparo afetivo de amigos e familiares, os trabalhos de acolhimento fraterno nas Casas Espíritas e a busca por ajuda de profissionais da saúde são indispensáveis para a prevenção de atos contra a própria vida. Normalmente essas pessoas desejam viver, mas diante dos obstáculos acredita que daquela forma irão alcançar a paz desejada. Ao encontrar ajuda, o prazer e a esperança pela vida se fortalecem.

Existem também entidades mobilizadoras no apoio emocional e prevenção do suicídio como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que conta com uma rede de voluntários abertos a ouvir e compreender pessoas abaladas emocionalmenente. O atendimento é gratuito e destinado para todo o país, durante 24h por dia, via telefone, e-mail e chat. O contato pode ser feito pelo número 188 ou pelo site: www.cvv.org.br

Em apoio à campanha Setembro Amarelo e na intenção de inspirar a sociedade a agir em socorro dos irmãos em situação de desesperança, a  União Espírita Mineira (UEM) divulgará, ao longo deste mês, peças gráficas com trechos doutrinários e evangélicos que reforçam a valorização da vida. Acompanhem em nossas redes sociais!

Ações fraternas podem salvar vidas!
 

Canal do CVV (YouTube)

Postos de Atendimento CVV

Setembro Amarelo - FEB