1ª Semana Espírita do Leste de Minas


“EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA”
Jesus (João, 10:10)

 

A 1ª Semana Espírita do Leste Mineiro, com o Tema “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA”, aconteceu entre os dias 26 a 31/10/2020, através do canal Leste de Minas Espírita, no Youtube.

Com o objetivo de divulgar a Doutrina Espírita e trabalhar várias temáticas em defesa da vida, de consolar os corações e de propagar a Boa Nova de Jesus, este trabalho só foi possível de ser realizado devido à dedicação dos trabalhadores voluntários e a integração entre as áreas que compõe a estrutura da Comissão Regional Leste.

A Comissão é integrada pelos Conselhos Regionais Espíritas de Manhuaçu (6º), de Governador Valadares (11º), de Teófilo Otoni (12º), de Almenara (13º) e de Ipatinga (16º). Mediante articulações, a proposta de realização de uma semana espírita, originalmente planejada pela Aliança Municipal Espírita de Ipatinga, se tornou um marco histórico de unificação do movimento espírita em nossa região.

Durante a semana houve atividades que envolveram a Área de Comunicação Social Espírita - ACSE, a Área de Atendimento Espiritual – AAE, e a Área de Infância e Juventude, entre outras.

A Área de Comunicação Social Espírita – ACSE foi responsável pelo planejamento estratégico, metodologia de divulgação, produção gráfica, transmissão ao vivo e toda organização necessária para a realização desta proposta inédita em nossa região, além de apoiar as atividades paralelas realizadas pela AIJ e AAE.

A Área de Atendimento Espiritual - AAE, mediante percepção da necessidade de disponibilizar um diálogo fraterno e considerando os temas abordados na semana espírita (suicídio, aborto e valorização da vida), foi convidada para ofertar atendimento simultâneo durante a transmissão das palestras por meio de WhatsApp. Foram registrados 6 atendimentos valorosos, porém muitos foram envolvidos pelas irradiações geradas neste trabalho iluminado.

A Área da Infância e Juventude - AIJ, realizou o Seminário Jovem, no dia 25/10/2020, voltado para o público jovem, com a presença do Sr. João Régis, trabalhador do CVV. O Seminário contou com 65 inscrições, e grande participação do público adolescente. Outro evento realizado pela AIJ foi a Semaninha Espírita entre os dias 26/10/2020 e 30/10/2020. Neste, a programação foi voltada para o público infantil, onde cada Conselho Regional 

Espírita que compõe a Comissão Regional Leste, colaborou com um dia da semaninha; houve 145 inscrições, e participação intensa das crianças e de seus pais. Este evento ocorreu pela Plataforma do Google Meet.

A 1ª Semana Espírita do Leste de Minas contou com a parceria do Grupo de Estudos Surdos Espíritas – GES que além do desenvolvimento do "Dicionário Espírita: Libras", um instrumento de consulta inerente à Doutrina

Espírita, que abrange componentes lexicais da Língua Brasileira de Sinais, também realiza desde 2007, um trabalho de inclusão nas Casas espíritas, no qual promove orientações, consultorias, cursos e palestras sobre a temática de Libras, com o objetivo de divulgar a importância da inclusão e acessibilidade nas Casas espíritas. Durante a semana, o GES acompanhou toda a transmissão realizando a tradução simultânea em Libras, além de disponibilizar trabalhadores para o Atendimento Fraterno, realizado pela AAE.

A repercussão deste evento, para a alegria de todos, alcançou além das fronteiras da Comissão Regional Leste. Aconteceram registros de audiências de pessoas de outros estados brasileiros e de até outros países. O Canal Leste de Minas Espírita recebeu entre os dias 26 e 31/10, 4.300 espectadores únicos, mais de 11 mil visualizações nesses sete dias, foram 410 pessoas assistindo ao vivo e atualmente são 984 inscritos. Um presente para a região, foi a disponibilidade de também transmitir pelo Canal Espiritismo Chico Xavier, de Nazareno Feitosa, no dia em que participou da programação, 31/10/2020, dia do Seminário de Encerramento.

A 1ª Semana Espírita contou a participação de vários expositores queridos para o público Espirita: Eduardo Guimarães / RJ, Wagner Moura / MS, Juselma Coelho / BH, Ivana Raisky / GO, Simão Pedro / Patrocínio, Afonso Chagas / BH, que de forma clara e acolhedora transmitiram a mensagem de valorização da vida contida no tema da semana: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA”. Além de representantes do movimento espírita da região, convidados para colaborar com as preces realizadas durante a semana, aconteceram participações de Artistas Espíritas locais, e todos os dias foram transmitidas apresentações musicais, antes da palestra, para harmonização.