24 de junho: 111 anos da União Espírita Mineira


União Espírita Mineira (UEM) celebra, neste 24 de junho de 2019111 anos de fundação. Em 1908, época em que Belo Horizonte ainda era uma capital recém-criada, espíritas da região das alterosas vislumbraram aqui a necessidade de se instalar uma entidade voltada para a organização do Movimento Espírita.

Resultado da fusão entre Federação Espírita Mineira e União Espírita de Belo Horizonte, a nova Federativa Espírita de Minas iniciava uma história de lutas, conquistas e realizações para a divulgação do Espiritismo e do Evangelho de Jesus em solo mineiro.

Por mais de um século, a história da Federativa Espírita de Minas Gerais foi marcada pela participação e presença ativa de grandes vultos do Espiritismo regional e nacional, que muito contribuíram e auxiliaram no processo de UNIÃO e UNIFICAÇÃO dos corações.

Tarefeiros dedicados, como o 1º presidente da UEM, Antônio LimaCamilo Rodrigues Chaves; Bady Elias Curi; professores Cícero Pereira e Rubens RomanelliNoraldino de Mello Castro; José Martins PeralvaVirgílio Pedro de AlmeidaJoão Nunes Maia; Maria Philomena Aluotto Berutto (Dona Neném)Honório Onofre de Abreuo querido Chico Xavierentre tantos outros, deram testemunhos vivos da fidelidade aos preceitos doutrinários e ao Evangelho de Jesus.

CLIQUE AQUI e conheça a história completa de fundação e atividades da União Espírita Mineira.

 

MENSAGENS

“Nessa data tão significativa do aniversário de fundação da União Espírita Mineira, reforçamos que a Casa Mater do Espiritismo nas alterosas permanece diariamente fiel ao seu propósito e destinação: União e Unificação do movimento espírita do estado de Minas Gerais! Assim, buscando o trabalho incessante na divulgação do Amor de Jesus sobre a verdade de Kardec!” (Alisson Pontes, presidente da UEM)

“Quando pensamos em ‘União Espírita’, não devemos apenas restringir o nosso pensamento às paredes físicas, mas estendê-lo também àqueles corações que, em forma de renúncia, favoreceram e trabalharam tanto pela Doutrina Espírita em Minas Gerais e no nosso país. Homenageamos a todos aqueles colaboradores dos dois planos da vida que, de formas direta e indireta, contribuíram para construir a nossa UEM.” (José Ávila Neto, 1º vice-presidente da UEM)

“Neste dia, em que comemoramos os 111 da União Espírita Mineira, agradecemos a Deus e a Jesus por esta casa tão maravilhosa que nos acolhe, levando a todos o Evangelho e a Doutrina Espírita e, assim, clareando a nossa caminhada. Agradecemos aos espíritos amigos que nos auxiliam e a todos os desencarnados que iniciaram este trabalho bendito.” (Ruth Salgado, 2ª Secretária da UEM)