João Nunes Maia

Versão para impressãoVersão para impressão

João Nunes Maia nasceu em 10 de novembro de 1923, em Glaucilândia, antiga Juramento, norte de Minas Gerais. Filho de Joaquim da Silva Maia e Maria Nunes Maia, o casal teve cinco filhos e Joaquim teve outros oito filhos do segundo casamento. João Nunes Maia foi segundo filho do casal; desde de muito novo conversava sozinho e era tido como “estranho” pelos irmãos.

A mediunidade veio à tona cedo, trazendo angústias e aflições. Mas João contou muito com o apoio mãe, dona Maria Nunes, que se apegava às orações. Mais tarde, a família, à procura de ajuda, procurou de dona Lozinha, conhecida benzedeira da região por ajudar pessoas com diversos problemas.  

Nunes passou a frequentar as reuniões na distante casa de dona Lozinha. Mediunizada, ela o alertava sobre as suas tarefas futuras e sobre a necessidade de conhecer as obras de Allan Kardec. Através do reembolso postal, ele encomenda à Federação Espírita Brasileira (FEB) os livros básicos da Doutrina. De posse deles, viaja para a Fazenda Brejinho, onde estuda por quase um ano. Nessa época, cria o hábito de meditar ao alvorecer e ao pôr do sol e, numa manhã, tem a inspiração que nortearia a Sociedade Espírita Maria Nunes: o lema do Pão e do Livro.

O jovem Nunes muito estudou e lutou, desenvolvendo a psicografia, a psicofonia, a clarividência e o desdobramento. 

Em 1950, incentivado pelo pai, e já órfão de mãe, muda-se para Belo Horizonte, sendo acolhido pelo amigo Chico Sapateiro, que ensina-lhe o ofício. Mais tarde, vai morar no bairro Santa Tereza onde conhece sua esposa, Irene Nunes, com quem teve a filha Alcione.

João Nunes frequentou reuniões espíritas em Pedro Leopoldo, onde conheceu o médium Francisco Cândido Xavier, de quem se tornou amigo. Numa reunião mediúnica na União Espírita Mineira (UEM), identifica-se com o Espírito de Fernando Miramez de Olivídeo, seu guia espiritual e autor de vários livros psicografados por Nunes, sendo o primeiro “Alguns Ângulos dos Ensinos do Mestre”.

TRABALHO NA SEARA ESPÍRITA

Conhecido por ser uma pessoa silenciosa, João Nunes Mais muito fez pelo Movimento Espírita. Incentivou, orientou e participou da fundação de várias Casas Espíritas em Belo Horizonte, em Minas Gerais e em outros estados brasileiros.

Entre suas grandes contribuições, estão:

Criação da Campanha Nacional do Livro Espírita Gratuito, em 1958, pela qual viajou de caminhão por distantes regiões do Brasil no intuito de divulgar a Doutrina Espírita;

Em 1973, através do espírito de Franz Anton Mesmer, recebe a fórmula da Pomada Vovô Pedro, que cura males da pele;

Fruto da sua persistência, em 12 de abril de 1955, surge a Sociedade Espírita Maria Nunes (SEMAN). Iniciada com estudos evangélico-doutrinários e humilde distribuição de sopa aos mais necessitados, a SEMAN se ramificou em diversas atividades sociais e permitiu, através da Editora Fonte Viva, sua parceira, a edição de 62 livros psicografados. Espalharam-se pelo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Japão, etc.

Orientou pessoalmente centenas de médiuns em desequilíbrio, e psicografou os 20 volumes da coleção Filosofia Espírita;

Empenhou-se para que as instituições espíritas destacassem a qualificação dos seus trabalhadores, e participou da criação do primeiro programa espírita em rádio de Belo Horizonte;

Distribuiu, gratuitamente, no centro de Belo Horizonte, uma edição inteira (10 mil volumes) de O Evangelho Segundo o Espiritismo, da FEB;

Fundou e inaugurou a Livraria Espírita Mineira, da União Espírita Mineira, por solicitação e com a orientação de Francisco Cândido Xavier, e realizou a primeira Banca do Livro Espírita de Belo Horizonte;

Incentivou a abertura de atividades e Casas Espíritas em locais ainda desprovidos, além de ajudar na transição de casas de Umbanda para Casas Espíritas;

Além disso, Nunes Maia foi o primeiro diretor doutrinário do Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte.

 

DESENCARNE

João Nunes faleceu no dia 04 de setembro de 1991. Deixou na Terra a continuação dos seus ideais através da Sociedade Espírita Maria Nunes (SEMAN).

 

Fontes:

- CORRÊA, Ariane de Quadros. João nunes Maia: Uma biografia. Editora Fonte Viva, 2000.

Site "Mensagem Espírita"

Site "Guia HEU"