UEM em Sacramento: homenagem a Eurípedes Barsanulfo


O presidente da União Espírita Mineira (UEM) e do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), Alisson Pontes de Souza, e o vice-presidente, José Ávila de Oliveira Neto, participaram, neste final de semana, 30/04 e 01/05, das comemorações da cidade de Sacramento.

O evento conhecido como “Hora da Saudade” é realizado na cidade do Triângulo Mineiro desde 1919, uma Homenagem Póstuma ao educador, político, jornalista e médium, Eurípedes Barsanulfo, um dos pioneiros do espiritismo no Brasil e fundador do Colégio Allan Kardec, apontado como a primeira instituição de ensino com base na pedagogia espírita.   

A celebração deste ano contou com, além do tributo ao médium, a realização da reinauguração do Memorial Eurípedes Barsanulfo, que ganhou novo espaço e a reorganização dos materiais, documentos e pertences de Eurípedes Barsanulfo e do Colégio Allan Kardec. O acervo possui desde objetos pessoais até receitas do Dr. Bezerra de Menezes, psicografadas pelo médium para atender os necessitados de tratamento. Uma curiosidade é o quadro pintado por Cândido Portinari, de Eurípedes Barsanulfo, a partir de uma foto do educador. 

Diante de solenidade tão importante para a cidade de Sacramento e para a história do Espiritismo, o presidente da UEM/COFEMG, Alisson Pontes, abriu a porta do novo Memorial; ato simbólico que tem uma conotação ainda mais abrangente, representa o elo de união e unificação do Movimento Espírita fortalecido dentro da Federativa Mineira, formando uma corrente de benevolência e amor aos corações.  

 

Data: 
terça-feira, 3 Maio, 2022 - 17:15