UEM: 109 anos unindo corações pela Doutrina Espírita e o Evangelho


 

A União Espírita Mineira comemora, no dia 24 de junho de 2017, aniversário de 109 anos de fundação. É mais de um século dedicado à divulgação do Espiritismo e do Evangelho de Jesus, mas, também, de união - como está no próprio nome da Federativa Estadual - dos corações que trabalham na seara da Doutrina.

O atual Presidente da UEM, Henrique Kemper Borges Junior, saúda a todos os espíritas das Minas Gerais e do Brasil, e conta, no texto a seguir, um pouco da trajetória dessa centenária Casa-Máter do Espiritismo nas Alterosas.

"Comemoramos, com alegria e trabalho, mais um ano de aniversário da nossa querida União Espírita Mineira, casa de luz, amparo e alegria com Jesus.

Criada há 109 anos, no dia 5 de julho de 1908, a UEM tem como diretriz de trabalho desde sua existência, a solidez do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e, também, pela ciclópica obra psicografada por Francisco Cândido Xavier.

Sua idealização ocorreu em 1902, quando o Dr. Teixeira de Magalhães, cheio de fervor e de desejo de disseminar o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, resolveu organizar algumas sessões de estudo e prática do Espiritismo em sua residência, situada na Av. Carandaí. Foi, então, que o abnegado Joaquim Menezes lembrou-se da ideia acalentada pelo grupo de fundar uma associação espírita - a primeira da Capital Mineira, denominada “União Espírita de Belo Horizonte”, em 01 de outubro de 1904.

Posteriormente, sob a presidência de Antônio Lima e com 26 outros irmãos presentes, resultou a fundação da “Federação Espírita Mineira” que, a 9 de julho de 1908, encampou a União Espírita de Belo Horizonte, mudando sua denominação para União Espírita Mineira. A deliberação para a sua fundação no dia 24 de junho de 1908 foi tida como a data de sua criação.

Desde seus primórdios, a UEM tem mantido os pressupostos de sua criação, fortalecida por vários companheiros que, anonimamente, doam amor, amparo, esclarecimento e dedicação a todos que a buscam à cata de esclarecimento, amparo, auxílio e paz.

A presença sempre querida de Chico Xavier trouxe marcas muito positivas na concepção e formalização do trabalho da UEM, tendo sempre em vista a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em suas dependências, as lições e os estudos espíritas têm como base o Evangelho de Jesus, a Codificação Kardequiana e a obra de Chico Xavier, objetivando o aprendizado e a prática do amor, fortalecendo, assim, o amparo a todos aqueles que a ela recorrem.

A UEM, em cumprimento das resoluções do III Congresso Espírita Mineiro, acolheu o Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), que se reúne, anualmente, para tratar de assuntos relevantes do Movimento Espírita do nosso estado.

A UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA, sediada em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, sita à rua dos Guaranis, 315, onde mantém sua sede, é uma associação assistencial, filantrópica, educacional, cultural e religiosa, com duração indeterminada, e tem por objetivos:

a) o estudo teórico e experimental, a observância e a divulgação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec;

b) a prática da caridade a todos, por meios e modos ao seu alcance;

c) a congregação, como Entidade Federativa do Estado, das Associações Espíritas de Minas Gerais, junto de si e da Federação Espírita Brasileira;

d) a representação do Espiritismo em Minas Gerais, através do COFEMG.

Saudamos, com alegria, os 109 anos de UEM, parabenizando a todos aqueles que participam com trabalho, dedicação, doação, amparo, alegria, visando a sua principal missão: Amparo, Esclarecimento e a prática das Caridade para com todos, hoje e sempre!!"

 

Henrique Kemper Borges Jr.

Veja sobre o evento de comemoração, clicando aqui.