Sede Federativa

Versão para impressãoVersão para impressão

Livraria

O termo Sede Federativa remonta aos trabalhos efetivados em todos os estados do Brasil a partir do "Pacto Áureo", que orienta o estabelecimento, em cada estado brasileiro, de uma estrutura de trabalho visando a União dos Espíritas e a Unificação do Movimento Espírita em Minas Gerais.

No ano de 1948, com a consolidação do Pacto Áureo, a União Espírita Mineira foi escolhida, em Minas Gerais, para acolher o Conselho Federativo do Estado de Minas Gerais (COFEMG).

O Dr. Camilo Rodrigues Chaves, Presidente da União Espírita Mineira entre 1945 e 1955, exerceu o mandato como líder autêntico, com atuação marcada pelo dinamismo e dedicação à Doutrina Espírita. Durante sua gestão foi iniciada a construção da atual Sede Federativa da Casa Mater do Espiritismo em Minas Gerais, cuja inauguração se deu no dia 18 de abril de 1956 pelo seu sucessor, Bady Elias Curi. Também, por iniciativa de Camilo Chaves, foi criado o Ginásio Espírita "O Precursor", situado em ponto nobre de Belo Horizonte, educandário modelo que seria, no sonho de seu idealizador, "o embrião da futura Universidade Espírita de Minas Gerais".

A UEM, além de manter suas atividades de Casa Espírita e de livraria, absorveu e estruturou as atividades do COFEMG no mesmo endereço, o que ocorreu até o ano de 2002. Essas atividades foram desenvolvidas, primeiramente, na Sede Histórica, à Rua dos Guaranis, 315 - Centro da capital mineira.

No entanto, para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao COFEMG eram necessários mais espaços para suas reuniões de trabalho e coordenação da tarefas federativas. Muito embora as reuniões do Conselho se realizassem em dois finais de semana a cada ano, a demanda por salas para o trabalho federativo concorria com as atividades de Casa Espírita, causando dificuldades de toda soma.

Com o encerramento das atividades do Colégio "O Precursor", o imóvel da UEM localizado à Av. Olegário Maciel, 1.627, havia sido alugado para faculdades privadas. Em 2002, devido a questões financeiras, os locatários recindiram o contrato e a Diretoria da UEM resolveu transferir as atividades do COFEMG - antes desenvolvidas na Sede Histórica - para aquele imóvel, tendo em vista a especificidade que a tarefa de coordenação do Movimento Espírita em Minas Gerais necessitava para se fortalecer.

A partir daí, a prioridade do imóvel passou a ser, efetivamente, para as atividades do COFEMG, cujas responsabilidades são a coordenação, orientação e consecução dos trabalhos de União e Unificação do Movimento Espírita mineiro, como definido no 3º Congresso Espírita Mineiro - que estabeleceu as atividades e as responsabilidades desta valiosa tarefa.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 1.627 - Lourdes - Belo Horizonte / MG - Cep: 30.180-111
Telefone: (31) 3330-6200
E-mail: uemmg@uemmg.org.br

Veja aqui as atividades da Sede Federativa