Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo abre processo seletivo


Pesquisadores e estudiosos do ponto de vista científico da Doutrina Espírita poderão apresentar seus trabalhos a nível nacional para a comunidade científica espírita. Já está aberto o prazo para inscrição dos trabalhos e pesquisas, que poderão ser apresentados durante o 14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE).

O evento é promovido anualmente pela Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e, este ano, será realizado na Sede Federativa da União Espírita Mineira (UEM), nos dias 25 e 26 de agosto. É a primeira vez que a Federativa Estadual recepcionará o Encontro, após anos de realização na União das Sociedades Espíritas de São Paulo (USE), e no Centro de Cultura,Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM).

Este ano, o tema do evento será "Sobrevivência da Alma", e, para participar, o pesquisador deverá apresentar seu trabalho até o dia 30 de abril para análise da Comissão Científica do ENLIHPE, composta por pareceristas com formação em pesquisa (geralmente doutores em suas áreas) e conhecimento do Espiritismo. Apenas os trabalhos aprovados são selecionados para apresentação.

As pesquisas podem ser propostas em qualquer área do conhecimento, desde que relacionadas à temática espírita e em forma de artigo científico, e devem ser enviadas para o site do LIHPE, CLICANDO AQUI.  

 

O ENLIHPE

Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) é um evento para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento sobre a temática espírita. Trata-se de um espaço para comunicação de pesquisas, recuperação de pesquisadores nacionais e internacionais ligados ao estudo do Espiritismo, dos fenômenos espirituais, dos autores da Filosofia que trataram de temas comuns ao Espiritismo e da memória das instituições e personalidades espíritas.

Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato multidisciplinar, que incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de autores de diferentes áreas de formação. Além disso, visa atrair pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de seus estudos.

A Comissão Organizadora do 14º ENLIHPE é formada por Alexandre Ramos de Azevedo (RJ), Gilmar Trivelato (SP), Jáder Sampaio (MG), Marcelo Gulão (RJ), Marco Milani (SP) e Raphael Carneiro (ES), membros da LIHPE e com experiência no meio acadêmico.