UEM e COFEMG realizam Capacitação de Secretários de CREs e AMEs de MG


Instruir e integrar foram as palavras de ordem durante a Capacitação dos Secretários dos Conselhos Regionais Espíritas e Alianças Municipais Espíritas de Minas Gerais, realizada nos dias 7 e 8 de outubro na Sede Federativa da UEM/COFEMG, em Belo Horizonte.

O evento reuniu cerca de 60 secretários e representantes de CREs e AMEs do Estado, que aprenderam mais sobre os papeis e perfis de um secretário, a Secretaria Executiva, a Unificação do Movimento Espírita e a estrutura organizacional do Sistema Federativo Espírita.

Um trabalho que é essencial para o dinamismo do Movimento Espírita, segundo avaliação do Secretário Executivo do COFEMG, Marcos Pessoa. "Esse encontro foi muito positivo e ter um número expressivo de pessoas presentes aqui é fundamental para que as ações se efetuem, ou seja, para que os canais de comunicação da União e COFEMG cheguem às Casas Espíritas. O trabalho administrativo nem sempre é visto ou destacado em relação às demais áreas na lide espírita, e precisamos incentivar e dar sustentação aos irmãos que atuam com carinho nessa frente", considerou.

O Secretário Regional Centro-Norte e Presidente da AME Montes Claros, Cláudio Medeiros, também endossa essa opinião. "Pela primeira vez nós tivemos um trabalho direcionado para estruturação e formação de secretários espíritas, e esse perfil nunca teve acesso às informações aqui tratadas, como aspectos estruturais, modelos e estratégias, integrando a Secretaria à Comunicação e Gestão da instituição espírita", afirmou.

"Foi um encontro excelente e me admirou o desprendimento de todos em participar, em vir das mais diferentes regiões para ampliar os horizontes e interagir uns com os outros", elogiou a Secretária Regional Leste, Maria Madalena Pinheiro, que fez uma recomendação para as próximas capacitações: "Precisamos de mais orientações sobre as questões jurídicas e legais nas Casas Espíritas, CREs e AMEs. Penso que poderia ser feito um encontro específico sobre o tema na próxima ocasião."

 

FORTALECIMENTO

De acordo com a Secretária Adjunto-Administrativa do COFEMG, Regina Severino, a Capacitação dos Secretários dos CREs e AMEs teve o objetivo cumprido, principalmente, pela congregação dos corações na máxima de "amai-vos e instrui-vos". Segundo ela, a troca de experiências e integração, muitas vezes, conta mais que o próprio conteúdo de informação.

"O Objetivo foi cumprido, mas, o mais importante são os contatos, o abraço fraterno, saber que não estamos sozinhos nessa Seara, e isso é muito mais importante que o conteúdo, porque este pode ser absorvido em qualquer contexto. Acreditamos que, com a organização de todas as Secretarias dos CREs e AMEs, estaremos ampliando ainda mais os laços e fortalecendo cada vez mais o nosso trabalho junto ao Movimento Espírita de Minas Gerais", avaliou Regina.

VEJA FOTOS na galeria do Facebook

ASSISTA O VÍDEO do sábado.