UEM abre vagas para Curso de Iniciação ao Esperanto


A União Espírita Mineira (UEM) vai promover em sua Sede Histórica o Curso de Iniciação ao Esperanto. São oferecidas 10 vagas (somente para maiores de 16 anos) para a capacitação, que começa no dia 06 de abril com duração até 27 de julho de 2017.

O Curso é promovido pela Área de Esperanto (AESP) e tem por finalidade apresentar a ‘língua universal’ aos entusiastas e interessados em aprender os seus fundamentos. As aulas serão ministradas todas as quintas-feiras, de 19h às 20h30.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Livraria Espírita Mineira, na rua dos Guaranis, 313, Centro de Belo Horizonte, com o preenchimento de um formulário.

Mais informações pelo telefone (31) 3201-3038.

 

ESPERANTO

Criado para possibilitar a comunicação entre pessoas de línguas diferentes, o Esperanto foi concebido pelo médico polonês Dr. Lázaro Luís Zamenhof, e teve sua primeira gramática em Varsóvia, Polônia, em 26 de julho de 1887.

De gramática regular, o idioma possui apenas 16 regras sem exceções, com vocabulário neutro, ou seja, não pertence a nenhuma nação ou grupo de nações, a nenhum credo, ou a nenhuma corrente política ou filosófica, sendo portanto propriedade de todos.

Seu movimento mundial é dirigido pela Associação Universal de Esperanto, com sede em Rotterdam, Holanda, a que se filiam as associações esperantistas de todos os países.

 

A MISSÃO DO ESPERANTO, POR EMMANUEL

Em 19 de janeiro de 1940, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), foi realizada uma sessão espírita em que estavam presentes Francisco Cândido Xavier e Ismael Gomes Braga, o grande pioneiro espírita-esperantista do Brasil. Na ocasião, o querido médium mineiro psicografou uma mensagem de autoria de seu guia espiritual, Emannuel, intitulada “A Missão do Esperanto”, na qual o mentor descreve o objetivo e os princípios de se criar o idioma esperantista.

Eis um trecho: “Também o Esperanto, amigos, não vem destruir as línguas utilizadas no mundo para o intercâmbio dos pensamentos. A sua missão é superior, é da união e da fraternidade rumo à unidade universalista. Seus princípios são os da concórdia e seus apóstolos são igualmente companheiros de quantos se sacrificaram pelo ideal divino da solidariedade humana, nessas ou naquelas circunstâncias. A língua auxiliar é um dos mais fortes brados pela fraternidade, que ainda se ouve nesse Planeta empobrecido de valores espirituais, neste instante de isolacionismo, de autarquia, de egoísmo e de nacionalismo adulterado.”

A íntegra da mensagem pode ser lida clicando aqui.