Participantes se capacitam no 5º Estudo do Evangelho de Jesus


Formar grupos de estudo do Evangelho e contribuir para o processo da reforma íntima do ser. Com esse objetivo, foi realizada, no último dia 26 de março, mais um Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ). A oficina está em sua 5ª edição e reuniu cerca de 80 participantes na Sede Histórica da União Espírita Mineira (UEM) e Conselho Federativo do Estado de Minas Gerais (COFEMG), em Belo Horizonte.

Durante todo o dia, os participantes assistiram à palestra sobre as metodologias e dinâmicas do EMEJ - cujo tema central baseou-se na passagem de Mateus, capítulo 9, versículo 13: “... Misericórdia quero, e não sacrifício ...” - ,além de integrarem as oficinas de formação de participantes e dirigentes dessas reuniões.

De acordo com a Coordenadora da Área de Estudo do Evangelho de Jesus (AEEJ) da UEM/COFEMG, Magda Luzimar de Abreu, o número de participantes se mantém na média das últimas quatro edições do EMEJ, o que revela grande interesse do público em se instruir e conhecer a metodologia do Estudo, baseado nas reuniões do famoso “miudinho” coordenadas pelo ex-presidente da UEM e do Grupo Espírita Emmanuel, Honório de Abreu. Esse trabalho rendeu o lançamento do livro Luz Imperecível, que serviu de base para a metodologia adotada nos EMEJs.

“Essa é uma atividade participativa, na qual todos devem se sentir confortáveis. E, aqui, trabalhamos não só as formas de tornar esses participantes mais integrados com a reunião, como discutimos com eles as dificuldades, perfis e desafios de um coordenador de reunião de Estudo Minucioso do Evangelho”, explica Magda.

E foi para conhecer essa metodologia e forma de condução dos trabalhos que o EMEJ recebeu um grupo de sete pessoas vindas de Brasília, todos pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Entre eles, estava o Coordenador do Estudo do Evangelho (pela FEB), José Luiz Dias, que destacou a importância da metodologia para ser disseminada nas Casas Espíritas.

“Eu conhecia esse trabalho desde os tempos do Sr. Honório, e me chama a atenção não somente a estrutura de que vocês dispõem aqui, mas o calor humano, a presença interessada das pessoas que aqui vêm em busca das palavras do Cristo. Esse modelo de estudo vem crescendo bastante e a FEB precisa conhecê-lo mais para orientar as demais Federativas e Casas Espíritas a implantá-lo”, explicou José Luiz.

 

OFICINAS

As oficinas do EMEJ contemplaram os ensinamentos de Jesus acerca da “Misericórdia” e do “Sacrifício”, e foram divididas em dois perfis: “Instruí-vos – praticando o EMEJ”, destinada àqueles que desejam exercitar a metodologia do EMEJ, e “Amai-vos – coordenando a reunião do EMEJ”, destinada aos que, conhecendo a metodologia, desejam implantar a atividade e necessitam exercitar a Coordenação da reunião do EMEJ.

A proposta atraiu para o EMEJ, pela primeira vez, a Analista de Comércio Exterior, Gabrielly Martins, frequentadora do Grupo da Fraternidade Irmã Scheilla, de BH. “Eu não nasci em berço espírita e tenho buscado cada vez mais aprender, estudar, ler e participar de cursos e oficinas espíritas. Acabei me interessando pelo Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus e, então, mais que depressa me inscrevi”, conta.

Nesse sentido, Magda de Abreu resume a importância de uma reunião aprofundada como o EMEJ. “Nosso interesse é divulgarmos a necessidade de se estudar e vivenciar o Evangelho de Jesus. E temos percebido uma grande participação tanto nas palestras como nas oficinas realizadas. E, dessa forma, percebemos que o Evangelho é algo não apenas de interesse, mas de necessidade”, conclui.

O EMEJ é realizado pela Área de Estudo do Evangelho de Jesus (AEEJ/UEM) em parceria com o 10º Conselho Regional Espírita (CRE) e Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AMEBH).

 

CONTEÚDO

Para ter acesso ao conteúdo da palestra ministrada no 5º EMEJ, CLIQUE AQUI.

Para ver o álbum de fotos do evento no Facebook, CLIQUE AQUI.