‘O que é o Espiritismo’ completa 160 anos


O livro O que é o Espiritismo (em francês: Qu'est-ce que le Spiritisme) completa 160 anos em 2019. Editada em 1859, em Paris, França, por Allan Kardec, a obra é um complemento ao pentateuco espírita que visa apresentar a Doutrina de forma didática e objetiva.

É dividida em três capítulos. O primeiro traz diálogos de Kardec com um crítico, um cético e um padre, na forma de respostas aos que desconhecem os princípios básicos doutrinários e de refutações aos seus contraditores.

O segundo expõe partes da ciência prática e experimental, fornecendo maiores subsídios aos iniciantes do Espiritismo e constituindo-se um resumo de O Livro dos Médiuns.

Já o terceiro capítulo apresenta um resumo de O Livro dos Espíritos, apontando soluções para problemáticas de ordem psicológica, moral e filosófica – amplamente levantadas no dia a dia.

Além disso, O que é o Espiritismo também traz uma biografia de Allan Kardec redigida pelo biógrafo e escritor Henri Sausse. Nela é possível o leitor conhecer melhor a vida pessoal, familiar e acadêmica do professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail (verdadeiro nome de Kardec), os desafios econômicos e sociais enfrentados por ele, a codificação e difusão do Espiritismo na Europa e a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Em seu preâmbulo, a obra já sintetiza a que veio: responder e dar a definição da Doutrina Espírita. “O Espiritismo é uma ciência que trata da Natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”, diz o livro.

Em 2019, a Federação Espírita Brasileira (FEB) e as Federativas Espíritas estaduais lançam uma campanha comemorativa visando divulgar e incentivar os espíritas - e não espíritas - a conhecer esta importante obra: O que é o Espiritismo.

 

BAIXE O CARTAZ COMEMORATIVO (clique aqui)

 

Abaixo, reprodução do original da 8ª edição de 'O que é o Espiritismo'