Grupo Espírita 25 de Dezembro completa 100 anos de trabalhos e fraternidade


Chegar aos cem anos não é tarefa simples. Mas, ser um centenário com o caminho marcado por fazer o bem é um atributo para poucos. Esse é o caso do Grupo Espírita 25 de Dezembro, localizado à rua Cesário Alvim, 90, Centro, na cidade de Caxambu, sul de Minas Gerais.

Fundada exatamente no dia de Natal do ano de 1917, a Casa possui longa história de caridade e muito trabalho em prol da divulgação da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus na região do Circuito das Águas, realizando, também, amplo labor com os irmãos necessitados, sobretudo, do ponto de vista material.

O grupo foi fundado por José Juvêncio do Sacramento, que foi membro do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira (FEB). Por volta de 1920, ele criou a Farmácia Homeopática com receituário mediúnico, à qual recorria a população mais necessitada da cidade. Quatro anos depois, José Juvêncio criou a Escola Celina de Alfabetização, que se destinava a ministrar cursos gratuitos às crianças carentes.

Sempre movido pelo espírito da condução moral elevada, organizou no Grupo Espírita uma biblioteca com obras de vários escritores espíritas e psicografias, colocando ao alcance de todos o conhecimento e a cultura espírita.

Ainda buscando amparar as crianças e de suas mães, criou o Núcleo Feminino Tereza de Jesus, que oferecia às gestantes necessitadas, gratuitamente, enxovais para recém-nascidos, roupas às crianças e, ao chegar o Natal, distribuía doces e brinquedos aos pequeninos.

Em 1936, os trabalhadores do Grupo Espírita, por instruções dos Espíritos, criaram o Núcleo de Curas e Irradiações Fluídicas nas dependências do 25 de Dezembro. Por volta de 1937, José Juvêncio criou um albergue para as pessoas que transitavam em Caxambu e, posteriormente, construiu treze pequenas casas para moradia de necessitados.

Em 1942, sob a égide espiritual de Tereza de Jesus, Bittencourt Sampaio, Bezerra de Menezes, Antônio Luiz Sayão e Amália Domingo Soler, iniciam a construção da Maternidade Tereza de Jesus com recursos do Grupo Espírita e das listas que os confrades emitiam para arrecadar fundos destinados as obras de caridade e as mães carentes. O hospital é inaugurado no dia de Natal daquele ano.

 

DESENCARNE E HOMENAGENS

José Juvêncio do Sacramento retornou à Pátria Espiritual no dia 21 de maio de ano de 1952. Em 1º de setembro de 1981, durante sessão solene, a Prefeitura Municipal de Caxambu deu o seu nome a uma rua situada no bairro de Santa Tereza: rua José Juvêncio do Sacramento. Foi lá que o obreiro construiu dez casinhas para o abrigo dos necessitados e instalou, ainda, uma farmácia homeopática para atendimento aos idosos e carentes daquele bairro.

Seu nome também homenageia a Mocidade Espírita do Grupo 25 de Dezembro, criada em 17 de dezembro de 2000. Tarefeira atuante na Casa, a pedagoga Silvana Lahmann acredita que o exemplo dos que iniciaram o trabalho deve ser perpetuado pelas gerações. "Meu avô também foi tarefeiro dessa Casa e sinto uma alegria e uma emoção muito grande em laborar aqui. Penso no desbravamento dos companheiros em 1917, e em como deve ser sido difícil implantar esse trabalho. Por isso, trago um carinho imenso por eles e procuro também germinar um pouco dessa semente através dos nossos jovens", explica.

 

ATIVIDADES

De palestras, cursos, seminários, atendimentos fraternos e domiciliares, à doação de alimentos e roupas que vão de encontro às necessidades da matéria, o Grupo Espírita 25 de Dezembro promove atividades durante todos os dias da semana. Confira:

 

CLIQUE AQUI e veja página do Grupo no Facebook