Plano de Trabalho

 

Versão para impressãoVersão para impressão

PLANO DE TRABALHO PARA A ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE

“Nas atividades cristãs que a Doutrina Espírita desdobra, o servidor é sempre convidado a um trabalho eficiente, pois a realização não deve ser temporária nem precipitada, mas de molde a atender com segurança. [...] Planejar-agindo é servir-construindo. [...] Planifica tudo o que possas fazer e que esteja ao teu alcance.”

Joanna de Ângelis (in: Franco, 1978)

 

O Plano de Trabalho para a Área de Infância e Juventude têm características que cumpre os mais nobres postulados de união e unificação, por sua construção coletiva, flexibilidade para adequação, articulação com as diversas lideranças e frentes de trabalho do movimento espírita e de caráter sugestivo.

Devemos comemorar este momento histórico mais ainda temos uma tarefa pela frente. Sua adequação aos centros espíritas, para assim, legitimá-lo como documento estadual frente às necessidades das ações evangelizadoras.

PRIMEIRO PASSO

Os Órgãos de unificação terão papel fundamental na implantação ou implementação. O Plano promoverá mudanças na divulgação permanente, formação continuada de trabalhadores e na maneira de organização e funcionamento dos espaços de evangelização infantojuvenil.

Para que isso aconteça será preciso mobilizar todas as lideranças, em diferentes frentes de atuação e momentos, ao longo dos próximos anos.

 

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PARA A ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE SE DESTACAM

Esse é o grande momento para garantir o entendimento, sua importância, seu valor histórico na caminhada da área da infância e juventude estadual e, também, preparar os tarefeiros da evangelização para colaborarem no estudo, na divulgação, na prática e nas avaliações futuras.

 

 

 

     

 

 

O TRABALHO COMEÇA AGORA

Uma vez entendida as orientações e as concepções do plano de trabalho para a área de infância e juventude, é preciso definir:

  • Prioridades regionais e/ou locais (contextualização);
  • As ações a serem trabalhadas (levantamento de necessidades);
  • Os participantes do processo de planejamento, execução e avaliação (conjunto de pessoas que elaborarão o plano de ação estadual/regional/local);
  • Viabilizar caminhos criativos, realistas e capazes de suportar as dificuldades encontradas (confrontar os desejos, realidade e capacidades para adequação).
  • Possibilitar formas claras de acompanhamento e avaliações das ações estabelecidas (análise dos resultados fazendo com que eventuais problemas sejam resolvidos).

 

PERGUNTAS FREQUENTES

O plano de trabalho a caminho dos centros espíritas

 

  • O que é o plano de trabalho para a área de infância e juventude estadual?
“(...) não se estiolem sementes promissoras ante o solo propício, pela inadequação de métodos e técnicas de ensino, pela insipiência de conteúdos, pela ineficiência de um planejamento inoportuno e inadequado.” (Guillon Ribeiro, 1963). 
 
Mediante estas reflexões, somos convidados ao exercício de um planejamento adequado as tarefas evangelizadoras com a criança e o jovem nos centros espíritas e no movimento espírita, organizando e subsidiando ações que auxiliem, de forma efetiva, os objetivos da evangelização fortalecendo a qualidade com a atividade evangelizadora.
 
Preocupados com estas questões e valorizando a trajetória percorrida pelo estado e as experiências adquiridas, ao longo do tempo, pela área de infância e juventude, os órgãos de unificação do movimento espírita, através de amplo diálogo, reflexões e estudos criaram o presente documento orientador, sugestivo e de apoio para a melhoria da qualidade com a tarefa evangelizadora nos centros e demais instituições espíritas, os quais, no uso da autonomia e da liberdade de ação que desfrutam, possam utilizá-lo de forma compatível com a realidade na qual atuam, bem como aplicá-lo de conformidade com suas necessidades específicas.

 

  • Quais os objetivos de sua elaboração e execução?
Pautado no projeto Uniação, que representa o resultado e anseios do movimento espírita do estado de Minas Gerais, por meio de um diagnóstico realizado nos últimos três anos (2014-2017) de estudos e acompanhamento das atividades vinculadas aos grupos, casas espíritas e demais instituições espíritas, a AIJ - Área de Infância e Juventude, juntamente com os órgãos regionais de unificação do movimento espírita, desenvolveram esse projeto coletivo, atendendo às necessidades de todos os envolvidos, visando promover a união entre os espíritas e a unificação do movimento espírita. 
 
Objetivo geral 

- Estabelecer diretrizes para subsidiar as atividades de evangelização espírita da infância e juventude nos centros e instituições espíritas do estado de Minas Gerais. 

 
Objetivos específicos 
 
- Buscar a qualidade crescente na tarefa de evangelização espírita, contemplando o aprimoramento doutrinário, relacional, pedagógico e organizacional; 
 
- Promover a formação continuada do trabalhador espírita comprometido com o aprimoramento moral, conhecimento doutrinário, perfil de liderança, habilidade afetiva e criativa e com a qualidade na tarefa evangelizadora; 
 
- Implantar e implementar atividades de evangelização espírita nos centros espíritas, garantindo à criança e o jovem, espaços efetivos de estudo, participação e confraternização; 
 
- Investir em diferentes espaços de ação evangelizadora: estudos e vivências do evangelho, convivência familiar, vivência e ação social, confraternização, comunicação social, integração nas atividades do centro espírita e do movimento espírita, fortalecendo o protagonismo da criança e do jovem. 
 
- Envolver a família com a tarefa evangelizadora, promovendo a formação moral da criança e do jovem, através dos vínculos afetivos, cooperativos, de respeito, aprendizagem coletiva e colaborativa. 
 
- Intensificar a integração de outras áreas de trabalho do centro espírita com a evangelização da criança e do jovem, qualificando as ações de união e unificação para a estruturação e dinamização com a tarefa evangelizadora, formação de trabalhadores, organização e funcionamento da tarefa no centro espírita e movimento espírita. 

 

  • Quais órgãos de unificação participaram de sua elaboração?
A construção de um plano de trabalho para a área de infância e juventude é resultado de um intercâmbio de experiências vivenciadas pelo movimento espírita do estado de Minas Gerais nos encontros dos COFEMG - Conselhos Federativos e nas CR - Comissões Regionais (2014-2017). Tem como objetivo dar continuidade às propostas do Projeto Uniação (2014), que visa à união e a unificação através de um contínuo esforço comum e com objetivos coletivos que atendam ao Movimento Espírita, evitando ações pontuais. Este projeto foi elaborado com base nos ensinos de Jesus, Allan Kardec e Francisco Cândido Xavier, e está sendo trabalhado, passo a passo, com estruturas necessárias para a edificação e funcionamento adequado do movimento espírita. 
 
Os processos e procedimentos que pautaram a construção deste plano também atendem aos fundamentos do projeto Uniação (2014), às diretrizes do plano de trabalho do movimento espírita brasileiro (2013-2017), ao plano de trabalho da área de infância e juventude do movimento espírita brasileiro (2012-2017), e às orientações para a ação evangelizadora espírita da juventude: subsídios e diretrizes (2016).
 
As AIJ – Áreas de Infância e Juventude – convidam o estado a opinarem e avaliarem, além da sua utilização nos Centros Espíritas através do esmero estudo e vivência das orientações contidas no documento para que as ações possam ser unificadas em prol da evangelização, recordando a orientação do Espírito Bezerra de Menezes: Jesus aguarda! Cooperemos com Cristo na evangelização do homem! 
 

 

 

  • O que esta sendo desenvolvido pelo conselho federativo e órgãos de unificação para empoderar o plano de trabalho nos centros espíritas?
Através das reuniões federativas do COFEMG (Conselho Federativo de Minas Gerais) e CR (Comissões Regionais), aplicando o próprio plano de ação contido, em anexo, no documento Plano de Trabalho para a Área de Infância e Juventude, que é fundamentado em três diretrizes apresentadas ao movimento espírita brasileiro pela Federativa Brasileira:
 
- Campanha Permanente de Evangelização Espírita;
- Formação Continuada dos Trabalhadores;
- e Organização e Funcionamento.
 
Alicerçadas em Quatro Qualidades para a melhoria com a tarefa evangelizadora:
 
- Doutrinária,
- Pedagógica,
- Relacional e
- Organizacional
 
como proposta a um novo olhar para as relações vivenciadas nos encontros de evangelização, fazendo valer o protagonismo infantil e juvenil, várias ações estão sendo construídas no estado e muitas outras podem ser elaboradas e vivenciadas com a ajuda de todos para potencializar os espaços de ações evangelizadoras:
 
- Estudo e vivência; 
- Confraternização;
- Vivência social; 
- Comunicação social; 
- Vivência familiar;
- E integração no centro e no movimento espírita.
 
Através de reuniões, eventos, murais, redes sociais e/ou outros veículos de comunicação é fácil acompanhar o documento na sua adequação aos centros espíritas.

 

  • Quais caminhos seguir para alinhar as propostas do plano de trabalho a organização e funcionamento do centro espírita onde estou inserido?
As AIJ – Área de Infância e Juventude – do estado sugerem a sua utilização nos Centros Espíritas através do primoroso estudo e vivência das orientações contidas no documento. Todas as orientações que compõem este material de apoio são oferecidas a título de sugestão e subsídio para as atividades dos centros espíritas e demais instituições espíritas, os quais, no uso da autonomia e da liberdade de ação que desfrutam, possam utilizá-lo de forma compatível com a realidade na qual atuam, bem como aplicá-lo de conformidade com suas necessidades específicas.
 
As ações estratégicas para efetivar as diretrizes e, assim, melhorar a qualidade evangelizadora devem atender as seguintes observações: 
 
- Implantar e implementar ações que respeitem a diversidade sociocultural da região; 
- Planejamento estratégico para acompanhar e avaliar a tarefa; 
- Articular e integrar ações junto às diversas frentes de trabalho ofertadas no centro espírita. 
 
 
  • Por que devo trabalhar com o Plano de Trabalho para a Infância e Juventude?
De acordo com Bezerra (MENEZES, 1982, Sublime sementeira, FEB, 2012), “a evangelização espírita infantojuvenil, assim, vem concitar a todos para um trabalho árduo e promissor no campo da implantação das ideias libertadoras, a que fomos chamados a servir, pela vitória do conhecimento superior e pela conquista da Vida Maior”. 
 
Um convite extensivo e de suma importância aos trabalhadores que se identificam e assumem a tarefa de evangelizar corações no celeiro fértil do nosso estado.
 
O planejamento e um plano de ação são instrumentos valiosos e norteadores para as ações evangelizadoras, pois trata-se de uma proposta em que estejam consolidadas todas as informações sobre os desejos, desde as atividades para concretizá-los, quanto aos recursos necessários para alcançá-los. Essa ferramenta permite que todas as decisões sejam tomadas antes mesmo de colocadas em prática, garantindo assertividade e correção prévia de eventuais problemas, além de assegurar os registros necessários para futuros planejamentos.
 
 
  • Por que preciso operacionalizar um plano de ações evangelizadoras?
Realizar atividades de evangelização de forma programada, metódica e sistematizada, atendendo à criança e ao jovem dentro dos princípios da Doutrina Espírita é responsabilidade de todos os envolvidos com a renovação espiritual do homem de bem. 
 
A organização de um planejamento administrativo-pedagógico das atividades de evangelização que proporcione espaços de real aprendizagem e vivência cristã constitui responsabilidade conjunta e fraterna de dirigentes, evangelizadores/coordenadores da infância e juventude e demais trabalhadores do centro espírita para favorecer um maior dinamismo e qualidade à tarefa.
 
O Plano de Trabalho da AIJ oferece, em anexo, um modelo para cada diretriz que o compõem para orientar esta caminhada de planejamento.
 
 
  • A quem devo recorrer para outras informações sobre o plano de trabalho?
Pensando na união e na unificação do movimento espírita, é importante o envolvimento de todos para o sucesso do documento na ação evangelizadora. Recomendamos, além do estudo, do acompanhamento de publicações, presença em reuniões e eventos de formação continuada, a busca dialógica com as lideranças de sua região ou centro espírita para apropriação de novos conhecimentos ou informações que surgirem no percurso de sua caminhada.
 
O Plano de Trabalho para a Área de Infância e Juventude traz um novo viés as relações vivenciadas na tarefa evangelizadora com a criança, o jovem, a família, os dirigentes e os tarefeiros do centro espírita. Assim, unamo-nos em prol da tarefa evangelizadora para ajudar na consolidação da construção do Homem de Bem.
 
“Mas, é importante salientar que o plano espiritual, somando esforços ao trabalho perseverante dos companheiros encarnados, conta, sobretudo, com a fidelidade dos servidores a Jesus, uma vez que na base do êxito almejado permanece a fiel observância das lições evangélicas, sob os ditames do amor incondicional.” (Bezerra de Menezes, 1982). 
 
 
 
 
Para acessar o download da Apostila do Plano de Trabalho para a Área de Infância e Juventude (em construção), clique aqui.