Conteúdo Programático

 

Versão para impressãoVersão para impressão

O que é e como utilizar

Conteúdo Programático são o conjunto de assuntos, conhecimentos, valores e atitudes com o qual os evangelizadores/coordenadores socializarão com os evangelizandos para o estudo e vivência da Doutrina Espírita e do

Evangelho de Jesus, ao alcance dos objetivos da evangelização espírita infantojuvenil.

Eles podem ser trabalhados de forma conceitual (aprender a conhecer), procedimental (aprender a fazer) e atitudinal (aprender a viver com os outros e aprender a ser).

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. O Conteúdo Programático da União Espírita Mineira é organizado sequencialmente, através de critérios coerentes com a estrutura e os objetivos evangelizadores, com gradualidade na distribuição das unidades considerando uma sequencia didática evangélico - doutrinaria articulada entre os temas de aulas.

O Conteúdo Programático tem por finalidade trazer recursos para um melhor desempenho na tarefa evangelizadora com a criança e o jovem, facilitando o planejamento das aulas e encontros de estudos e, também, possibilitar o uso da criatividade.

Exemplo:

Tema:

5.32 - A Terra

Idéias Básicas:
Encontramos 07 ideias de como vemos a Terra, sua importância, o amor que devemos lhe dedicar, podendo usar uma dessas ideias ou mais de uma delas para a elaboração da aula. É aconselhável ler todas, escolhendo aquela(s) que mais se adapta(m) ao nosso(s) objetivo(s) de aula.

Referências Bibliográficas:
Encontramos citações da Bíblia, Velho e Novo Testamento, mas utilizaremos somente aquele(s) versículo(s) que nos toca e melhor cabe ao(s) objetivo(s) e desenvolvimento da aula.

Bases doutrinárias:
Relacionar às que estarão de acordo com o tema da aula.

Obras subsidiárias:
Conjunto de referencias de livros espíritas que subsidiarão o tema da aula, vários podem ser escolhidos.

Referência Prática:
Exemplificações que auxiliam no desenvolvimento da aula, dos recursos pedagógicos e psicológicos com as faixas etárias ou agrupamentos de turmas.

Conclusão evangélico-doutrinária:
É o fechamento da aula. Mostra ideias sugestivas para finalizar em consonância com o(s) objetivo(s). Conclusão criativa dentro da visão cristã.

 

PARA DOWNLOAD, CLIQUE AQUI